Mês dos descontos pode ser uma oportunidade para refletir sobre o uso consciente do seu dinheiro
O ano de 2020 está sendo, sobretudo, um momento de mudanças. A pandemia afetou o mundo todo das mais diversas formas, e cada vez mais nos força a olhar para o todo com uma visão mais consciente. Após meses cercados pela pandemia da Covid-19, o final do ano chega com muitas incertezas em relação ao ano de 2021. Dentro desse cenário, o mês de novembro anuncia a “Black Friday”, período de descontos nos mais diversos serviços do país, e ainda a chegada do 13º para muitos brasileiros.
No entanto, com tantas transformações em andamento, apresenta-se a necessidade de reflexão para uma mudança comportamental. Compras impulsivas, promoções, gastos exacerbados e produtos que geram danos ao meio ambiente e à sociedade. Essas são algumas das tantas consequências da falta do consumo consciente. O ecossistema pede uma transição de mentalidade em relação aos nossos hábitos de compra e esta pode ter início com uma simples pergunta: “Essa compra é realmente necessária?”
A ponderação em relação a real indispensabilidade de alguma compra tem como consequência compras mais certeiras, além de um uso mais responsável do dinheiro. Ao levarmos consciência aos atos de compra, podemos evitar compras desnecessárias e cria-se um movimento de guardar esse dinheiro para coisas realmente necessárias como a segurança financeira ou até mesmo a realização de um sonho como uma viagem ou a compra de um imóvel.
Investir é uma forma de poupar e acumular recursos com o intuito de resguardar-se para o futuro, mas além disso ele pode gerar um impacto positivo na sociedade. “Boa parte das compras durante a Black Friday são realizadas por impulso, e nem sempre representam necessidades reais das pessoas. Investir em negócios conscientes é uma forma de impulsionar iniciativas que atendem necessidades reais da sociedade e ainda obter retorno financeiro.”, explica a diretora de comunicação da Trê Investindo com Causa, Livia Galasso.
Algumas oportunidades para quem busca retorno financeiro e causar um impacto positivo no mundo:
- CoVida20: Conduzido pela Trê Investindo Com Causa, o programa foi criado para oferecer empréstimos para negócios de impacto que estejam comprometidos com a manutenção do emprego e renda de pessoas durante a Covid-19.
Site: www.covida20.com.br
- SITAWI Finanças do Bem: Uma das organizações pioneiras em Investimento de Impacto no Brasil. A SITAWI está com uma plataforma de empréstimo coletivo na qual investidores se juntam para financiar negócios de impacto.
Site: https://www.emprestimocoletivo.net
- Yunus Social Business: Plataforma que constrói pontes entre investidores e negócios sociais visando gerar impacto social aliado à preservação do capital investido.
Site: https://www.yunusnegociossociais.com
- Firgun: Uma alternativa para quem busca oportunidade constante de investimentos de impacto, proporcionando melhores condições para microempreendedores.