Skip to main content

Texto escrito pela equipe da Quinta da Estância

Como podemos ajudar alunos e professores a dar vida para os currículos educacionais? Como mostrar na prática onde determinado conhecimento se aplica? 

Pensando nisso a educadora Sônia Goelzer fundou em 1992 a Quinta da Estância, fazenda de Viamão – RS, referência internacional em turismo educacional, ecológico e de eventos. “Somos uma extensão da sala de aula na prática, criamos projetos para ajudar professores e alunos na construção do conhecimento.” destaca Sônia.

Nestes 28 anos de trabalho consolidado a Quinta da Estância já recebeu mais de 1,4 milhões de alunos de todo o RS, SC, PR, Uruguai, Argentina e Chile, sempre com objetivo de criar projetos vivenciais focados no que os estudantes aprendem em sala de aula. 

Toda esta movimentação, além de beneficiar os estudantes com uma educação prática e disseminar conceitos de sustentabilidade, também tem um potencial de impacto ambiental ampliado. Para combater esta frente a Quinta da Estância enfrentou, desde a sua fundação, aspectos de sustentabilidade para fazer o tema de casa. Fundada em 1996 o 1º criadouro conservacionista do Brasil, onde já recuperaram mais de 8 mil animais silvestres apreendidos. Em 1998, desenvolveram uma unidade biológica de tratamento de água, 2007 criaram o programa Carbon-Free onde neutralizaram todas as emissões de gases de efeito estufa emitido por todos os seus visitantes, desde seu deslocamento até a fazenda, incluindo os seus processos internos. Em 2011, todos estes projetos tiveram uma grande conquista ao receberem uma carta da ONU, tornando-se o primeiro local de turismo do país aceito signatário do Pacto Global da ONU. Um marco para uma pequena empresa que acredita no propósito do seu trabalho.

“Vamos continuar nossa jornada de transformação da educação, sempre oferecendo aos nossos visitantes experiências na maior sala de aula do Brasil, a natureza. “

Como alimentar a causa da Quinta da estância?

 A Quinta da Estância faz parte do CoVida20 , programa de financiamento para negócios de impacto que estejam comprometidos com a manutenção de emprego e renda durante o Covid-19. O programa visa reunir diferentes perfis de investidores para oferecer aos negócios empréstimos em condições acessíveis e coerentes com o momento atual, garantindo retorno e causando impacto na sociedade.  Acesse os site da oportunidade para conhecer mais sobre a Quinta da Estância e as características desta rodada de investimento!

Deixe um comentário