Skip to main content

O que são os ODS e qual é a sua importância? 


No ano de 2015, os 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) adotaram uma nova agenda: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é composto por 17 itens – tais como erradicar a pobreza, a fome, as  desigualdades, mudanças climáticas e assegurar educação inclusiva, saúde, energia, crescimento econômico sustentável, infraestrutura, padrões sustentáveis de consumo e de produção, sociedades mais justas e pacíficas, etc  – que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Os objetivos são de extrema importância porque nos guiam para onde devemos estar em dez anos, além de retratar novas oportunidades para empresas e instituições no mundo todo.

ODS: Oportunidade de $12 trilhões de dólares para o setor privado


Segundo o relatório Better Business Better World da Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável, atingir as metas estabelecidas até 2030 poderiam gerar cerca de US$ 12 trilhões em oportunidades de mercado em quatro sistemas econômicos, além de aumentar o emprego em até 380 milhões até 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao serem colocados como centro da estratégia econômica mundial, podem estimular uma grande transformação no crescimento e na produtividade. Segundo Jeremy Oppenheim, diretor do Programa da Comissão “As Metas Globais fornecem um modelo de crescimento sustentável e lucrativo para os negócios e têm o potencial de desencadear uma nova ‘corrida para o topo’. Quanto mais rápido os CEOs e os conselhos fizerem das Metas Globais suas metas de negócios, melhor será o mundo e suas empresas”.

Como contribuir para essa agenda?


A fim de que as metas sejam atingidas até 2030, é imprescindível a mobilização de autoridades locais e nacionais, da sociedade, de instituições, da comunidade empresarial e de ativistas. É necessária uma liderança que ensine pelo exemplo, de modo que o setor privado se torne um parceiro confiável no trabalho com o governo e com a sociedade civil para a criação de uma nova economia.

Segundo o PNUD, para auxiliar a implementação da agenda 2030 pode-se aumentar a conscientização e defender os ODSs, inclusive por meio da convocação de diálogos entre o governo, parceiros de desenvolvimento, a sociedade civil e o setor privado.

Outra maneira de colaborar é por meio da produção, do consumo e do investimento sustentável e consciente. Nós da Trê, acreditamos que por meio de um fluir mais saudável do dinheiro podemos nutrir uma economia mais justa e fraterna. Conectando os negócios de impacto que endereçam causas socioambientais a pessoas que gostariam de nutri-los financeiramente e co-construir essa nova economia.


Quer conhecer uma oportunidade de investir com retorno em impacto positivo agora?

Clique aqui e conheça o programa emergencial desenvolvido para manter esses negócios vivos durante a pandemia. Participe desta iniciativa que está mantendo centenas de empregos e contribua para o fluir saudável do dinheiro! 

Deixe um comentário