Skip to main content

Aqui na Trê Investindo com Causa acreditamos no fluir saudável do dinheiro como ponto de partida para uma mudança maior e que o impacto positivo gerado deve ser considerado no momento de investir. Dessa maneira, proporcionamos, através de produtos financeiros, a possibilidade de cada um de nós investirmos e obtermos retorno apoiando causas em que acreditamos! 

Queremos te mostrar como foi o nosso processo de avaliação de negócios de impacto para o CoVida-20, programa de financiamento criado para negócios de impacto que estão comprometidos com a manutenção de emprego e renda durante a Covid-19. Esse processo levou em consideração a lógica do modelo de negócio, o impacto positivo gerado, a sustentabilidade econômica e a saúde financeira do negócio.

A primeira fase foi o preenchimento de um formulário de autodeclaração dos negócios, para que pudéssemos fazer uma primeira análise das inscrições. Neste momento, verificamos se os negócios se encaixavam nas condições mínimas de maturidade (mínimo 18 meses de existência da empresa), porte (faturamento até R$ 10 milhões por ano) e a coerência das narrativas de impacto declaradas. 

A segunda fase consistiu no envio de informações adicionais sobre o modelo de negócio, a gestão de liderança, a capacidade de pagamento e alguns outros dados relevantes. Com tais informações em mãos, o negócio foi direcionado para uma entrevista virtual. 

Na entrevista, nós pudemos conhecer os sócios ou gestores, suas motivações para criar os negócios, seus propósitos de impacto e seus valores. Procuramos entender a evolução da empresa, seus produtos ou serviços em um contato em que escutamos com genuína atenção e muitas vezes com muita emoção como a pandemia afetou o negócio, seus colaboradores e clientes e também quais foram as reações tomadas dentro da realidade possível. Muitos negócios chegaram a nós depois de tentarem conseguir recursos em instituições financeiras, onde não eram nem ouvidas. 

Após a entrevista, realizamos um comitê de impacto com diretores da Trê e os entrevistadores. O comitê decidiu quais negócios estavam alinhados com o Programa CoVida20 em termos de foco e de valores, bem como se os negócios tinham níveis de maturidade adequados para que nossa equipe recomendasse a continuidade do processo. 

Após essa etapa de avaliação de gestão e impacto, os negócios aprovados foram encaminhados para a análise de crédito, realizada em parceria com a Mova – organização parceira que opera a plataforma de empréstimo direto, devidamente regulamentada pelo Banco Central do Brasil. A análise levou em consideração consultas de informações externas de crédito (como SERASA), informações sobre endividamento bancário e as demonstrações financeiras das empresas, além de outros documentos enviados pelos negócios. Em caso de dúvidas, nós voltávamos a discutir com a empresa quaisquer aspectos que fossem necessários. Por fim, a Mova recomendava ou não o negócio, além de nos informar qual seria o valor adequado para esse financiamento, considerando o valor da Folha Ampliada que usamos no programa e a quantidade de rodadas que o negócio poderia realizar. 

oMEG
PlantVerd: Um dos negócios de impacto que faz parte do CoVida-20 e que tem como objetivo a criação de soluções inovadoras para o desenvolvimento de projetos de reflorestamento, que abrangem as mais urgentes demandas da área ambiental hoje. 

Este processo combinou então aspectos humanos de contato (mesmo que virtual) com os negócios, interação com entrevistadores que têm bagagem profissional considerável e avaliações financeiras sobre a capacidade de pagamento da empresa. É desta forma que acreditamos estar contribuindo para uma economia de cuidado com os outros, o meio ambiente e o futuro. Entre lá na plataforma, veja os materiais, relatórios e as oportunidades de investimento que são resultado de todo este trabalho!

Quer conhecer uma oportunidade de investir com retorno financeiro e impacto positivo agora?

Clique aqui e conheça o programa emergencial desenvolvido para manter os negócios de impacto vivos durante a pandemia. Participe desta iniciativa que está mantendo centenas de empregos e contribua para o fluir saudável do dinheiro! 

Deixe um comentário