Skip to main content

Por Beatriz Girão | Trê Investindo com Causa

Moradias sem lar 

Matheus Cardoso cresceu no Jardim Pantanal, uma comunidade no extremo leste de São Paulo, com um incômodo: as reformas em sua região, por mais frequentes que fossem, eram sempre recorrentes e precárias, com alta demanda e pareciam não apresentar resultados que durassem a longo prazo. Ao compreender as razões dessa necessidade constante, sentiu-se motivado a desenvolver um negócio que oferecesse soluções de reforma duradouras e que melhorassem efetivamente  a vida das famílias da comunidade.

Ainda na universidade, em 2015, enquanto cursava engenharia civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie como aluno do Prouni, Matheus teve seu primeiro contato com o empreendedorismo por meio de uma palestra acadêmica. O desejo de retribuir à comunidade onde cresceu e de levar soluções para moradias insalubres se intensificou ao conhecer o ecossistema de impacto socioambiental positivo. Foi então que percebeu sua missão: garantir que as pessoas pudessem viver com dignidade em suas próprias casas.

Assim nasceu o Moradigna, como uma solução para melhorar a qualidade de vida de famílias em comunidades por meio de reformas completas, acessíveis e sustentáveis, oferecendo soluções definitivas para os desafios das moradias insalubres.

“Sempre havia alguma reforma acontecendo na comunidade. Eu via casas que já tinham passado por várias intervenções, mas nenhuma era definitivamente eficiente. É um movimento pulsante que fez parte da minha realidade”, conta Matheus.

CoVida20: Trê & Moradigna

Na visão do Matheus, empreender é como entrar sozinho no mar, guiando-se apenas pelos sentidos imediatos: tato, olfato, visão (ou a falta dela) e atenção aos ruídos das ondas e do vento. Matheus se viu sozinho nessa jornada, mas essa solidão foi passageira. A rede do ecossistema de impacto o acolheu para que o Moradigna ganhasse vida. Mesmo com apoio, em 2020, durante a pandemia da Covid-19, os desafios para pequenos e novos empreendedores se intensificaram. Como continuar pedindo licença para entrar na casa das pessoas se a locomoção estava restrita? Na pandemia, a missão do Moradigna se tornou ainda mais urgente. As pessoas precisavam permanecer em casa por segurança, mas muitos lares não ofereciam essa proteção. A falta de infraestrutura comprometia a saúde das famílias, causando problemas recorrentes que iam além do vírus da Covid-19.

Vídeo publicado em 2020 durante as inscrições para o CoVida20

“Uma casa com infiltração, falta de saneamento básico, estrutura frágil, sem ventilação e sem isolamento térmico são fatores prejudiciais não apenas à saúde física, mas também mental. O lar é um refúgio onde buscamos conforto e paz, e sua influência em nossa saúde não pode ser subestimada”, compartilha Matheus.

Diante desse cenário, em 2020, a missão de Matheus ganhou ainda mais força: melhorar a qualidade de vida das famílias para que a saúde fosse preservada dentro de casa, em vez de comprometida. Se a ameaça do vírus estava do lado de fora, ele precisava garantir que o lar das famílias fosse um ambiente seguro e acolhedor.

Por seu contato com o ecossistema de impacto, o engenheiro já conhecia a Trê. Com a abertura para o Programa CoVida20, desenvolvido em parceria entre a Trê, Sistema B, Capitalismo Consciente e Din4mo, Matheus enxergou uma oportunidade de fortalecer seu negócio e continuar garantindo moradias dignas para famílias de comunidades.

Com o apoio do Programa CoVida20, o Moradigna se transformou em diversos aspectos, mas o que se destaca e que ficou como legado para o negócio foi a transformação do que antes era feito no boca a boca para uma plataforma digital. 

“Senti que era um risco muito grande. O medo de o mercado nunca voltar ao normal ou de a empresa deixar de existir daquele jeito causava receio. Por isso, nossa tese era que precisávamos de algo estratégico. Decidimos antecipar o lançamento do Moradigna Online para aquele momento, em que tudo precisava ser feito a distância”, relata Matheus.

Além de acelerar o processo de digitalização do Moradigna — que se tornou o principal meio de divulgação e comunicação do negócio —, o CoVida20 cumpriu seu propósito como programa: garantir que negócios socioambientais continuassem vivos e gerando impacto positivo.

A relação com a Trê foi fundamental para definirmos o que entendemos como um modelo saudável de empréstimo e financiamento social. Mesmo diante dos desafios, como atrasos e eventuais turbulências do momento, sempre mantivemos uma relação tranquila e transparente. Sabíamos que aquele aporte tinha um propósito: continuar gerando impacto socioambiental positivo. Hoje, o Moradigna se consolidou como um dos principais negócios sociais do país“, conta Matheus.

Moradigna como um catalisador social nacional

Moradigna completa uma década de existência neste ano e segue crescendo! O negócio, que começou atuando nas periferias da capital paulista, hoje está presente em cinco capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES) e Recife (PE). 

Nos seus dez anos de história, o Moradigna já impactou mais de 12 mil pessoas, realizando mais de três mil reformas. Sempre pautado pela eficiência, empatia (tanto com o time quanto com os clientes), colocando o cliente no centro e com a consciência de que “com pouco se faz muito”.

A digitalização do processo permitiu a ampliação da atuação do negócio. Nas diversas capitais onde o Moradigna está presente, os clientes entram em contato por meio das plataformas digitais. Como suporte presencial, um embaixador local acompanha a reforma diretamente na residência, garantindo o alinhamento com os padrões do Moradigna.

A acessibilidade em preço, mão de obra e prazo de reforma são fatores essenciais para o modelo de atuação do Moradigna. Matheus lembra de sua infância e adolescência na comunidade, onde as reformas eram inacessíveis, principalmente por falta de financiamento. Por isso, o negócio oferece crédito por meio de parceiros, com taxas justas e parcelas que cabem na realidade das famílias.

“O Moradigna não inventou a reforma. Reformas existem desde que o mundo é mundo. Mas o serviço de reforma, que sempre foi oferecido por empreiteiras e escritórios, nunca foi acessível para essa população. A inovação está em pegar um serviço que antes não chegava a essa parcela da sociedade e, com criatividade e estratégia, torná-lo acessível”, afirma Matheus.

Matheus segue acreditando na força do Moradigna, e os resultados refletem a dedicação, esforço e paixão do time. Para 2025, a meta é realizar mais de 200 reformas! 

Investimento que constrói lares  

Matheus carrega sua história e a trajetória do Moradigna com muito carinho, apreço e dedicação. Ele destaca que o financiamento da Trê e a atuação dos investidores do CoVida20 não apenas mantiveram o negócio vivo durante a pandemia, mas também catalisaram mudanças que permitiram sua expansão em escala nacional.

“Os investidores salvaram o Moradigna na pandemia. Eles foram os principais responsáveis pelas inovações que temos hoje. Aquele aporte financiou uma ideia que, sem esse apoio, não teria acontecido na mesma velocidade — ou talvez nem teria saído do papel. Acredito que os investidores precisam comemorar esse impacto conosco e entender o poder transformador de um recurso bem aplicado e estruturado em um negócio social, que muitas vezes enfrenta grandes dificuldades de acesso”, conclui Matheus.

Cada reforma realizada pelo Moradigna representa a história de famílias que tiveram sua qualidade de vida transformada ao conquistar um lar digno, acolhedor e seguro.

Moradas com histórias 

O Moradigna está pronto para chegar a novas comunidades e transformar mais vidas – e você pode fazer parte da transformação de milhares de famílias brasileiras! Entre em contato com a equipe do Moradigna pelas redes sociais ou WhatsApp e ajude a ampliar esse impacto. Acompanhe o negócio pelas redes sociais e compartilhe essa história!

Se você carrega uma causa no coração, conhece algum negócio que se encaixa em algum de nossos programas, ou busca desenvolver seu próprio programa que impulsiona negócios com causa, saiba que a Trê está aqui para caminhar ao seu lado! Nosso papel é transformar ideias de sonhos em comum através de programas, como o Covida20, para apoiar iniciativas como a do Moradigna em movimentos reais, com impacto socioambiental e legado duradouro. 

Vamos conversar? Juntos, podemos construir caminhos para um futuro mais justo, acolhedor e cheio de possibilidades. Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais, email ou WhatsApp! 


A Trê Investindo com Causa estrutura e coordena programas de financiamento e fortalecimento para negócios com causa em parceria com diversas organizações filantrópicas e privadas. A instituição já mobilizou mais de R$ 23 milhões e já beneficiou mais de 80 negócios de impacto positivo.

Junte-se a nós nessa jornada por um futuro mais sustentável! Siga-nos no Instagram e LinkedIn, e inscreva-se em nossa newsletter para acompanhar nossas iniciativas e oportunidades de impacto.

Beatriz Girão

Time Trê de Marketing & Comunicação

Deixe um comentário