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Por Beatriz Girão e Mariana Stamato | Trê Investindo com Causa

A nascente de uma inquietação

O mar guarda segredos que poucos conhecem. Essa relação íntima com o oceano é fruto de gerações de conhecimento e do contato constante com a água desde a infância. Muitos que dominam esses segredos estão no litoral do Paraná — pescadores locais que não têm medo de desbravar o mar.

Criado próximo da pesca artesanal desde a infância, Bryan Müller conheceu desde muito cedo como é a rotina em uma canoa de pesca, em Santa Catarina, ao lado de seu pai. Já adulto, em 2018, enquanto atuava na atividade portuária, começou a sentir um incômodo: o setor privado da região estava impactando a atividade pesqueira, mas não conseguia compensar esse impacto de forma eficiente, embora muitas vezes até tentasse. Isso despertou nele uma forte autocrítica em relação ao seu papel como profissional, que compreende as vulnerabilidades da pesca artesanal, e impulsionou sua mudança de atuação, buscando contribuir com a valorização do trabalho nessas comunidades e por uma renda mais justa nelas.

A partir dessa inquietação, Bryan ingressou em um mestrado, mas a dúvida sobre como poderia ajudar as comunidades pesqueiras sempre o acompanhava. Ao longo dos meses, se aprofundou no estudo sobre a segurança alimentar associada à pesca artesanal, e foi uma dos coordenadores de um projeto de extensão participativo com pescadores do Paraná, onde teve a oportunidade de vivenciar de perto o dia a dia deles, compreendendo seus desafios e anseios.

A semente da Olha o Peixe! já estava enraizada nele. O desafio era descobrir como tornar o projeto viável fora do papel. A partir de pesquisas de mercado, conversas com pessoas de confiança e depoimentos de pescadores e da comunidade, Bryan percebeu qual poderia ser seu papel: ser a ponte entre pescadores locais e consumidores, ampliando as oportunidades de comércio para os trabalhadores e garantindo um retorno justo pelo seu trabalho.

A inovação no mercado da pesca

Um dos desafios de empreender é entender como destacar a inovação do seu negócio em meio a tantos outros já existentes. Para Bryan, sua ideia era tão inovadora que não havia referências de negócios semelhantes naquela área ou com o mesmo modelo de atuação.

As possibilidades de criação eram inúmeras e, para não se perder nesse universo de opções, Bryan sempre reforçava a missão do negócio: fortalecer a pesca artesanal paranaense e, com isso, aumentar a valorização do que é pescado em nossos mares.

“O preço de mercado geralmente se baseia no valor de venda para estabelecimentos. Aqui, temos como premissa definir um valor justo de compra junto com os pescadores, e só então negociar com restaurantes e consumidores finais”, conta Bryan Müller.

A Olha o Peixe! vai além da simples venda de pescado. O propósito é comunicar, educar e levar à casa dos consumidores peixes de qualidade, provenientes de uma pesca que respeita a rotina do mar e remunera os pescadores locais de forma justa.

No início, Bryan gerenciava o negócio, embalava os peixes, rotulava os produtos e fortalecia a ponte que a Olha o Peixe! buscava construir entre pescadores e consumidores. Um dos principais desafios era oferecer um preço competitivo no mercado, garantindo que o valor pago pelo pescado fosse justo tanto para o pescador quanto para o cliente.

Um trabalho que exige diálogo, humanidade e empatia. Comunicar aos comércios e clientes o valor do trabalho dos pescadores e como isso se reflete na qualidade do pescado foi um dos grandes desafios na estruturação do negócio.

Essas questões também impactam a conscientização ambiental da comunidade: qual é a procedência do peixe vendido em peixarias comuns? O trabalho dos pescadores é valorizado e remunerado de forma justa? O ritmo do mar, como nos períodos de reprodução de algumas espécies, é respeitado?

A Olha o Peixe! enfrenta esses desafios diariamente, com um propósito voltado ao impacto socioambiental positivo, sempre em defesa da causa pesqueira.

“Nosso esforço é por uma causa da qual temos orgulho em promover, guiados pela complementaridade e pelo respeito, onde ninguém sabe mais do que o outro. A informação conecta nossa rede, a palavra é um compromisso e, ao cuidarmos do meio ambiente, também cuidamos de nós. Tudo isso porque trabalhamos para gerar sorrisos”, explica Bryan.

Trê, Parsifal21 & Olha o Peixe!

Em 2020, o vírus da Covid-19 abalou o mundo e obrigou os negócios a se reestruturarem no que passou a ser conhecido como “o novo normal”. Enquanto muitos buscavam refúgio em casa devido à pandemia da Covid-19, a Olha o Peixe! seguia presente no mar.

Adaptando-se à nova realidade no litoral, o negócio foi potencializado porque entregava os pescados diretamente na casa dos consumidores de Curitiba e região isolados em casa, enquanto peixarias e restaurantes estavam fechados. Naquele período, um dos grandes desafios enfrentados globalmente durante a pandemia era: “como continuar as atividades de um pequeno empreendimento?”. A Olha o Peixe! conseguiu gerar ainda mais impacto positivo e as vendas cresceram, levando alimento local saudável aos consumidores, e sendo um dos principais canais de escoamento da produção dos pescadores do litoral, que enfrentavam uma pandemia sem os tradicionais compradores atuando no mercado.

Com a reabertura dos comércios locais e a possibilidade de as pessoas voltarem às ruas, as vendas da Olha o Peixe! caíram. Os clientes começaram a priorizar outros alimentos e, libertos novamente, alguns preferiam visitar os estabelecimentos físicos (retornando à rotina de compras em peixarias) ou frequentar restaurantes.

Em 2022, a Olha o Peixe! se conectou com a Trê. Como parte do Programa Territórios Regenerativos, fundado pela Trê em parceria com a Parsifal21, o negócio obteve um empréstimo. Por meio da plataforma de investimento P2P (peer-to-peer) Trê-MOVA, a Olha o Peixe! conseguiu um financiamento para continuar desenvolvendo seu impacto ambiental e comercial positivo no litoral do Paraná.

Bryan compartilha que o financiamento foi além dos números: ele recebeu um apoio construtivo que o ajudou a regularizar pendências do negócio e a traçar os próximos passos.

“Essa gordura financeira nos permitiu voltar a sonhar. Agora podemos respirar e pensar no futuro, porque, até então, estávamos apenas enxugando gelo. Quando digo que nos permitiu sonhar novamente, é porque já tínhamos um planejamento da Trê para o uso desse recurso: uma parte foi destinada ao pagamento de dívidas, e outra ao investimento em marketing e vendas para impulsionar nosso crescimento — e de fato avançamos! Crescemos, e nosso impacto positivo aumentou, conta Bryan.

A parceria entre a Trê e a Olha o Peixe! segue fluindo. Após organizar os indicadores financeiros e de impacto, o negócio recebeu o Selo Trê de Certificação de Impacto. Os certificados são direcionados a negócios que geram impacto positivo a partir de uma avaliação inspirada em ferramentas mundialmente reconhecidas (Iris+, ODS, IMP), para garantir a qualidade e o nível de maturidade do impacto gerado pelo negócio.

Atualmente a Olha o Peixe! possui o Selo Nível Rio, que indica que o negócio já consegue gerar o impacto pretendido e já tem uma sistemática de mensuração. O impacto é como um rio que corre e alimenta todos ao seu redor.

A voz dos pescadores e o impacto na comunidade

Ouvir os pescadores é fundamental para o impacto da Olha o Peixe!. Bryan explica que o pescador precisa ser valorizado, sentir orgulho de seu trabalho e ser remunerado de forma justa pela sua produção — um diferencial significativo em relação à cadeia da pesca industrial. Assim, em todas as negociações, o pescador é sempre colocado como referência.

A partir disso, formou-se uma cadeia de mudanças na comunidade do litoral do Paraná. Com o reconhecimento dos pescadores, os consumidores passaram a confiar no trabalho de qualidade da Olha o Peixe!, e o sentimento de “empoderamento e orgulho”, como classifica Bryan, tomou conta de todos que participam e testemunham o impacto gerado pelo negócio.

Além de conectar pescadores com consumidores, a Olha o Peixe! expandiu sua atuação e hoje conta com um programa de capacitação para pescadores artesanais e instituições que atuam com os mesmos, com impacto socioambiental positivo, em diversas regiões do Brasil.

“Os pescadores muitas vezes se sentem inferiores, pois o trabalho duro no mar é pouco reconhecido. Assim, contribuímos com apoio técnico para mudar essa visão aos poucos e evidenciar a riqueza sociocultural das suas tradições e a qualidade de seus pescados, compartilhando exemplos, inovações, e construindo soluções em conjunto. Percebemos que é uma atuação necessária de norte a sul, na pesca de mar e de rio, e que cada vez mais se faz necessário serem executados projetos socioambientais eficientes em parceria com a pesca artesanal”, compartilha Bryan.

Olha o Peixe! como referência nacional no mercado

A inovação traz esperança, mas também diversos desafios. Por ser um modelo de negócio novo, a Olha o Peixe! não tinha referências de outros empreendedores que buscavam uma nova forma de comercialização de peixes com impacto socioambiental positivo. Assim, na base do “tentativa e erro”, Bryan foi responsável por desenvolver esse novo modelo e enfrentar desafios que ninguém havia experimentado como empreendedor.

Descobrindo na prática, o learn by doing (ou aprender fazendo em tradução livre para o português), novos desafios surgiram, e, ao superá-los, o conhecimento foi (e segue sendo) compartilhado, seja com os pescadores, as comunidades ou outros negócios que buscam atuar neste novo modelo.

Bryan compartilha que um dos seus sonhos com a Olha o Peixe! é fazer com que a pesca artesanal seja cada vez mais protagonista no mercado.

De Olho no futuro

A Olha o Peixe! se tornar referência na pesca é uma realidade que se concretiza a cada dia, mas Bryan explica que isso vai além do reconhecimento. O negócio busca disseminar segurança e sustentabilidade tanto para quem fornece quanto para quem compra, sempre valorizando o trabalho dos pescadores e garantindo um preço justo no mercado.

“Queremos que a partir de hoje as pessoas não olhem só o peixe, mas vejam o rosto das pessoas que estão por trás, conta Bryan.

Bryan atribui a materialização do sonho que era a Olha o Peixe! — transformando-o em um negócio viável e com impacto — às oportunidades fornecidas pela parceria com a Trê e o Parsifal 21: “Quando via a barrinha de investimento aumentando na plataforma, eu via que era mais uma pessoa confiando e acreditando no negócio.

Com o apoio nas rodadas de investimento e na gestão do negócio, Bryan percebeu que seu sonho não era individual, mas uma necessidade coletiva. A pesca sustentável vai além do impacto ambiental; ela também gera empregos, fomenta o comércio e contribui para a qualidade dos produtos consumidos pelos clientes.

​​No final de 2024, a Olha o Peixe! recebeu uma nova rodada de investimentos. O que antes era utilizado para ajustar contas, agora os recursos são direcionados para marketing, expansão da atuação comercial e o planejamento para o ano do negócio. Bryan conta que o sonho segue vivo e crescendo em 2025, com o objetivo de ampliar o clube de assinatura, moldado em conjunto com os clientes.

“Talvez os investidores não tenham noção do tamanho do impacto que eles geram. Não é apenas uma empresa que é beneficiada, mas muitas outras pessoas impactadas que não aparecem. Graças à iniciativa de cada investidor, muitas pessoas estão indo dormir mais tranquilas à noite”, compartilha Bryan.

As esperanças de crescimento do negócio foram renovadas para Bryan com os aportes da Trê. Ele reforça seu agradecimento aos investidores e reflete sobre o impacto que cada 1% teve na Olha o Peixe!:

“Quem investe com a Trê não busca o retorno financeiro como prioridade. Quem investe acredita em uma (ou mais) causas. Causas que vão além de palavras bonitas, são sonhos e rostos que estão por trás“, conta Bryan.

Para além do pescado

Um pedido global da Olha o Peixe!: quando você consumir um alimento não olhe só o peixe, mas todo o trabalho e suor que estão por trás daquele alimento. Quem pescou, limpou, transportou e entregou – são muitas as pessoas envolvidas para que esses produtos cheguem ao consumidor.

Se interessou pela Olha o Peixe!? Descubra mais sobre o negócio nas das redes sociais e faça parte desta transformação!

Abraços e até a próxima história! 🤗📖✨


A Trê Investindo com Causa estrutura e coordena programas de financiamento e fortalecimento para negócios com causa em parceria com diversas organizações filantrópicas e privadas. A instituição já mobilizou mais de R$ 23 milhões e já beneficiou mais de 80 negócios de impacto positivo.

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Beatriz Girão e Mariana Stamato

Time Trê de Marketing & Comunicação

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