Skip to main content
Página Inicial > Sobre a Trê

Nossa cultura é baseada na confiança.

Confiamos uns nos outros, e assim, nós nos desenvolvemos como um grupo e observamos como, no nosso dia-a-dia, podemos fazer diferente nas relações entre nós, nossos parceiros, colaboradores e investidores.

Promovemos um ambiente de transparência, segurança, acolhimento, colaboração e auto responsabilidade. Atuamos em células por processos ou projetos, de modo que nossos desafios e conquistas são compartilhados.

 

Além da confiança, outros fatores que permeiam as nossas relações são o olhar apreciativo e a busca constante por autodesenvolvimento. Buscamos lidar com os desafios diários de forma leve, compartilhada e responsável. Por isso, temos alguns rituais para que possamos promover a leveza na instituição, celebrando as conquistas da jornada e criando momentos de descontração na rotina: 

Reuniões de Alinhamento Semanal

No início da reunião, contamos em poucos minutos como estamos chegando fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Além disso, celebramos os acontecimentos da semana com o objetivo de exercitarmos a gratidão e a atenção pelos pequenos passos da vida. Assim, criamos laços, nos conhecemos melhor uns aos outros e estreitamos a confiança entre nós.
Todo mês alguns colaboradores se voluntariam para preparar apresentações, que incluem leituras, dinâmicas e discussões, sobre temas sugeridos pelo grupo. O resultado é o aprendizado constante: chegamos, juntos, em novas ideias e compartilhamos experiências.
A antroposofia é uma das filosofias norteadoras da Trê. Escolhemos livros de desenvolvimento e autoconhecimento com base antroposófica e estudamos juntos semanalmente, dando espaço para nossas interpretações e repertório. Questionamos o que fazemos e como fazemos, lapidando pouco a pouco as práticas pessoais e organizacionais, alimentando ainda mais nossos valores e elementos da cultura. Além disso, sempre damos início ao grupo de estudos com uma meditação que é ofertada por um colaborador da Trê. Dessa forma, podemos dar início à reunião com mais presença e bem-estar.

COMO TUDO COMEÇOU

[cool-timeline layout=”horizontal” category=”timeline-stories” skin=”default” designs=”design-2″ show-posts=”20″ order=”ASC” items=”3″ icons=”NO” story-content=”full” date-format=”default” based=”custom” autoplay=”false” start-on=”0″]

Nossos 5 pilares da Cultura

1 ➻ Confiança na abundância e agir prático:

  • Acreditamos num mundo cheio de oportunidades para todos.
  • Nos comprometemos a servir às necessidades do mundo, confiando que portas se abrirão e os recursos necessários surgirão na hora e medidas certas.
  • Cremos para ver, atuando a partir de uma compreensão maior e manifestando o que está sendo guiado pelo plano espiritual.
  • Temos sonhos grandes e vontade de realização prática. A mão no céu e o pé no chão.
  • Olhamos para os erros e dificuldades de um jeito acolhedor e descomplicado, buscando ser propositivos para trazer novas soluções de forma prática e rápida.
  • Cuidamos da meditação e do orçamento. 

2 ➻ Confiança no outro e busca constante pelo autodesenvolvimento:

  • Confiamos que todos nós buscamos fazer e dar o que temos de melhor, trazendo nossos talentos, experiências e singularidades para nos colocarmos em nosso lugar único e honrar o lugar único da Trê.
  • Nos dedicamos a criar um clima de confiança mútua a partir da auto responsabilidade, com menos controles, mais amorosidade e responsabilidade.
  • Valorizamos constantemente o autodesenvolvimento para nos conhecermos melhor, nos relacionarmos melhor e desempenharmos melhor as tarefas em prol do todo.
  • Acreditamos que os incômodos têm um significado e devem ser trazidos ao grupo para estarem a serviço do desenvolvimento, devendo ser endereçados e resolvidos.
  • Confiamos e cuidamos uns dos outros.

3 ➻ Postura apreciativa e verdadeira:

  • Nosso olhar para a vida, para as pessoas e relações é apreciativo. Buscamos encontrar o Verdadeiro, o Belo e o Bom em tudo que fazemos e observamos.
  • Temos o compromisso com a verdade para informar ao outro o que nos desagrada ou preocupa, a partir de uma postura apreciativa e cuidadosa. 
  • Lidamos com problemas e conflitos, trazendo luz às possibilidades e oportunidades, fazendo os devidos ajustes e buscando soluções sem acusações.
  • Nos dedicamos a manter um ambiente genuinamente seguro, acolhedor e de apoio mútuo.
  • Cuidamos para reconhecer todas as pequenas realizações da jornada e celebrá-las.

4 ➻ Fundamentação nos conceitos e fluidez no comportamento:

  • Buscamos ter clareza dos princípios que orientam a nossa razão de existir, como a Trimembração do Organismo Social (cultural ➞ liberdade, jurídico / político ➞ igualdade / econômico ➞ fraternidade), o uso consciente dos 3 Dinheiros (consumo, investimento e doação) e a tríade Verdade-Beleza-Bondade (virtudes indissociáveis do ser humano integral). Nos dedicamos a estudá-los e vivenciá-los para impulsionar uma coerência da iniciativa e das nossas escolhas.
  • Essa busca pelo conhecimento nos torna consistentes, porém sem dogmatismo, rigidez e peso. Permanecemos abertos e flexíveis.
  • A profundidade dos conceitos não nos tira a leveza e fluidez nas relações com quaisquer pessoas de quaisquer linhas de pensamento.
  • Cuidamos para que mesmo quando as coisas estejam “intensas”, as pessoas e/ou relações não estejam “tensas”. A “tensão” é sinal de que estamos saindo do eixo e precisamos conversar.

5 ➻ Doação, Colaboração e Gratidão:

  • Confiamos no poder da doação genuína, impulsionada pelo amor e feita de forma consciente e altruísta. Colocamos em prática todo tipo de doação (dinheiro, tempo, expertise, trabalho) e estamos abertos a dar e receber.
  • Acreditamos que por meio da doação um novo mundo pode se estabelecer. Nos comprometemos a disseminar a cultura de doação como parte dos nossos esforços de transformação socioeconômica e cultural.
  • Somos gratos ao plano espiritual por nos conduzir; aos aprendizados e experiências que vivemos; às pessoas que caminham ao nosso lado na jornada; ao sentimento que nos preenche e a tudo que nos conecta ao impulso desta rede.
  • A Doação e a Gratidão formam um potente ciclo virtuoso que aquece os nossos corações, gerando um campo amoroso propício ao surgimento da Colaboração.
  • Atuamos colaborativamente por acreditarmos que esta é a forma mais produtiva e construtiva que temos para lidar com os desafios complexos do século XXI.

Trê, um organismo vivo

Funcionamos como a natureza e o nosso próprio corpo. A Trê é composta por pequenas estruturas chamadas células, que por si só são independentes, mas como organismo, aspiram um sonho comum.

Saiba mais

Relatório Trê da Humanizadas

Em 2020, a Trê participou de uma pesquisa da Humanizadas com o intuito de identificar o nosso nível de consciência como organização. A pesquisa resulta no Selo Rating de Consciência, que é um reconhecimento acerca do estágio de maturidade de gestão e da qualidade das relações organizacionais. A pesquisa é feita anualmente, considerando as especificidades de cada organização, como o porte e o segmento. Para saber mais sobre o selo, clique aqui. Sobre a escala do rating, ela representa o nível de consciência da organização e é dividida da seguinte forma:

Dentro dessa lógica, a Trê recebeu o selo A, representando um alto nível de consciência e maturidade. Como base de comparação, é interessante ressaltar que esse foi o nível mais alto alcançado pelas organizações participantes da pesquisa, sendo os ratings A e BBB considerados como “Top Performance”. Para entender mais sobre o que levou a essa classificação, acesse o One Page da Trê.