Há alguns anos, o conceito de negócios de impacto era quase desconhecido. Nesse momento, o investimento de impacto ganhou destaque no mercado, impulsionado pela necessidade urgente de apoiar negócios e causas durante a crise da pandemia de COVID-19 em 2020.
Se você é um investidor, o investimento de impacto é relevante para você.
Fazer a diferença
O investimento de impacto busca financiar organizações que criarão benefícios sociais e ambientais, além de gerar retornos financeiros. Os investidores de impacto querem que seu dinheiro faça a diferença para funcionários, clientes e outros grupos da sociedade.
O investimento de impacto não é necessariamente mais arriscado
O investimento de impacto não é mais ou menos financeiramente arriscado do que outras estratégias de investimento.
Alguns argumentam que, ao adicionar um fator social ou ambiental em um investimento, o risco será maior. Na verdade, investir em um negócio sem informação é arriscado. Como qualquer abordagem de investimento, os investidores devem ter cudiado e estudar cuidadosamente o negócio, ou contar com o apoio de organizações que fazem essa análise como a Trê.
O investimento de impacto pode conectar os mercados financeiros à economia real
Ao focar nas origens do valor, o investimento de impacto está enfrentando uma das principais questões do nosso sistema financeiro contemporâneo: a crescente desconexão entre os mercados financeiros e a “economia real”.
Como resultado, os mercados financeiros de hoje não estão realizando seu trabalho básico: conectar aqueles que têm capital àqueles que precisam de capital, a fim de ajudar a economia e a sociedade a prosperar.
O investimento de impacto cria um ecossistema saudável para as organizações e todos ligados direta ou indiretamente a elas.