Na Trê utilizamos o CCCB para o programa Covida20. Mas afinal… O que é CCCB?
O que é CCCB?
Certificado Cédula Crédito Bancário é um título de crédito emitido por pessoa física ou jurídica em favor de uma instituição financeira ou de entidade que se assemelhe. Este contrato segue as normas do Banco Central e estabelece a relação entre quem empresta o dinheiro e quem o recebe. Assim, no caso da Trê, o negócio terá recursos financeiros para que possa trabalhar e transformar o dinheiro emprestado em causas que impactam a sociedade de forma saudável. Dessa forma, como é um empréstimo direto do investidor ao empreendedor o custo da operação sai mais barato.
Qual a diferença em investir num CDB e num CCCB ?
Apesar das letras serem parecidas, o CDB ou “Certificado de Depósito Bancário” é um tipo de título emitido por instituições financeiras que remuneram o investidor por um prazo determinado no momento do investimento. O CDB é um produto de investimento no qual o investidor empresta dinheiro diretamente para o banco. Por outro lado, o CCCB ou “Certificado de Cédula de Crédito Bancário” funciona como um contrato que formaliza operações de crédito entre duas partes, como quando o investidor empresta diretamente para um empreendedor.
O CDB conta com a cobertura adicional do FGC em até R$ 250 mil por CPF/CNPJ, por instituição financeira, enquanto que um empréstimo direto formalizado via CCCB conta com o aval dos sócios dos negócios que recebem os recursos.
Sobre o CoVida-20:
CoVida20 é um programa de financiamento criado pela Trê e outros parceiros fomentar negócios de impacto por meio da manutenção do emprego e da renda de pessoas envolvidas durante a crise do Covid-19. Assim sendo, o programa utiliza o CCCB como meio que estabelece a relação entre os investidores e os negócios de impacto positivo
A Trê busca estar próxima desses negócios, através de uma relação de confiança com ofertas de apoio do ecossistema de impacto , para que esses negócios consigam honrar com seus investidores e continuem a impactar a economia de forma saudável.
Ambos pode ser resgatado apenas na data de vencimento, e a tributação do Imposto de Renda ocorre da seguinte forma: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações entre 181 até 360 dias; 17,5% para aplicações entre 361 até 720 dias; e 15% para aplicações com prazo de mais de 720 dias.
Agora que você já sabe o que é um CCCB, que tal conhecer as oportunidades de CoVida20?
Acesse o site www.covida20.com.br e conheça mais sobre esse investimento que alia impacto positivo na sociedade e retorno financeiro!