Skip to main content

Por Mariana Stamato | Trê Investindo com Causa

Já pensou em uma bebida que vai além do sabor e da refrescância, unindo saúde e impacto social em cada gole? A Kiro surgiu com esse propósito, sendo pioneira ao lançar o primeiro switchel do Brasil, uma opção refrescante e cheia de personalidade para quem busca reduzir o consumo de álcool sem abrir mão da diversão e do prazer de socializar

Uma Visão Inovadora para o Mercado de Bebidas no Brasil

Em 2017, movidos por um sonho e inspirados por experiências com bebidas não alcoólicas em restaurantes pelo mundo, Leeward Wang e Roberto Meirelles, decidiram lançar uma nova categoria de bebida no mercado brasileiro. Assim nasceu a Kiro, um switchel que combina gengibre,  vinagre de maçã e outros ingredientes naturais e brasileiros. Essa mistura autêntica ressignifica momentos de socialização, oferecendo uma experiência intensa e naturalmente funcional. Não apenas dispensa conservantes, mas também resgata uma tradição milenar usada por agricultores americanos para aumentar a disposição e garantir hidratação.

Superando Desafios e Reinventando o Caminho

Bankiros na Vila Madalena e Pinheiros, primeiros PDVs da marca

A jornada da Kiro vai muito além de criar uma bebida saborosa e não alcoólica. Desde o início, Leeward e Roberto enfrentaram desafios significativos para consolidar a Kiro no mercado brasileiro, com o compromisso de oferecer um produto feito com poucos e bons ingredientes (sem adição de conservantes e naturalmente funcionais), priorizando pequenos agricultores e práticas éticas em toda a cadeia. Em busca de maior controle sobre a produção e de remuneração justa, Lee e Roberto chegaram a montar sua própria fábrica, onde também adotaram práticas como a compostagem de resíduos, reforçando o compromisso com o meio ambiente.

No entanto, a pandemia de 2020 trouxe dificuldades inesperadas, forçando a empresa a encerrar a operação da fábrica e reduzir o tamanho da equipe para manter-se viável. “Foi um momento duro despedir algumas pessoas, mas o que ficou foi uma equipe pequena e muito eficiente, fazendo mais com menos”, comenta Lee. Adaptar-se e inovar sempre esteve no cerne da Kiro, e esses valores continuam a guiá-los em sua trajetória de superação.

A partir de Junho de 2023, a produção da Kiro passou a ser feita na Cervejaria Dádiva, uma empresa liderada por uma mulher, que mantém rigorosos padrões de qualidade e preserva a rede de pequenos fornecedores da agricultura familiar. A parceria preserva toda essência e o compromisso com a qualidade das bebidas criadas pela Kiro e impulsiona a comunicação e divulgação da marca. Durante a pandemia, a Kiro enfrentou um grande aumento nos custos das embalagens, especialmente do vidro. Para se adaptar, a empresa optou por migrar para latas de alumínio, um material altamente reciclável, simbolizando mais uma evolução em sua jornada de inovação e contribuindo também pra comunicação dos atributos da marca. Esse movimento exigiu testes cuidadosos e a adaptação da receita para manter a qualidade e a experiência do produto. Além disso, novos sabores e combinações também foram desenvolvidos.

O faturamento acumulado em 2024 é o melhor desde o início da produção, refletindo a resiliência e o compromisso da Kiro em superar desafios, como a introdução de novos hábitos de consumo no mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil, e a concorrência com grandes marcas que dominam o setor.

Sustentabilidade e Agricultura Regenerativa: Um Compromisso que Vai Além do que está dentro de cada lata ou garrafa

A Kiro é muito mais do que uma bebida; é uma proposta de mudança no modo como pensamos e nos relacionamos com nossa alimentação e saúde. Todo o gengibre utilizado na produção vem da Cooperapas, uma cooperativa em Parelheiros, São Paulo, que pratica agroecologia — um sistema que respeita o meio ambiente e valoriza as práticas agrícolas locais. “A gente tem um grande sonho de que as pessoas se alimentem bem no Brasil, fortalecendo a cadeia como um todo, do agricultor familiar até a pessoa que está na ponta”, explica Leeward.

No Brasil, onde convivemos com o duplo fardo da desnutrição e da obesidade, a Kiro quer ser uma alternativa real e nutritiva, que desafia o status quo das bebidas industriais e ultraprocessadas. “As grandes marcas oferecem produtos baratos e rápidos, mas sem nenhum valor nutricional. Nossa agenda é a de comida de verdade e contra os chamados desertos alimentares”, ressalta Lee. Ao utilizar métodos tradicionais e ingredientes funcionais, a Kiro oferece um produto inovador que permite que as pessoas socializem de forma saudável e sem arrependimentos no dia seguinte.

Além disso, a marca já conta com Certificação B, o Selo da Agricultura Familiar e com o selo Sampa + Rural, oferecido pela Prefeitura de São Paulo que identifica os mercados, feiras, restaurantes, cafés, empórios e iniciativas que compram de produtores rurais da cidade. 

Gôndola de frutas do mercado Quitanda com banner com os sócios da Kiro, Roberto Meirelles e Leeward Wang

Uma Rede de Apoio que Alimenta Sonhos

Para chegar até aqui, Leeward e Roberto contaram com muito apoio, passaram por vários programas que os ajudaram a tirar a idéia do papel e transformá-la em um modelo de negócio viável. 

Em 2020, durante a crise da Covid-19, a Kiro encontrou um aliado fundamental no programa Covida20, uma iniciativa de financiamento da Trê em conjunto com o Sistema B, Capitalismo Consciente e Din4mo que ofereceu empréstimos coletivos em condições acessíveis para apoiar negócios de impacto comprometidos com a manutenção de empregos e renda. “Quando me tornei pai, percebi a importância de ter uma rede de apoio. “O Covida20 foi essa rede de apoio que impediu a Kiro de fechar suas portas”, relembra Leeward. Graças ao Covida20, a Kiro, junto com outros 46 negócios, pôde continuar sua missão de impactar positivamente o mercado e a sociedade, preservando empregos e fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade.

O Futuro da Kiro: Alimentando uma Nova Cultura

Os sonhos para a Kiro vão além do produto em si. A marca vislumbra contribuir para uma cultura alimentar positiva e regenerativa no Brasil. Entre as ambições futuras, estão expandir sua presença para incluir a Kiro na merenda escolar, ajudando a promover hábitos alimentares saudáveis desde cedo. “Queremos contribuir para um ‘segundo agro’ com impacto, juntando agendas de sustentabilidade, alimentação saudável e apoio à agricultura familiar,” diz o fundador.

A história da Kiro é um exemplo de como o empreendedorismo, a inovação e a preocupação com o impacto positivo podem transformar mercados e comunidades. Quando o dinheiro é investido em histórias como a da Kiro, ele não apenas nutre negócios, mas também relações e um futuro melhor.

A jornada da Kiro continua, impulsionada pelo desejo de transformar o mercado e a forma como socializamos. Convidamos você a fazer parte desse movimento por escolhas mais conscientes e sustentáveis. 

Que tal começar experimentando um desses sabores? Você pode encontrar a Kiro na Bankiro ou diretamente no site da Kiro. Junte-se a nós nessa mudança e descubra como pequenos gestos podem criar um grande impacto.

Abraços e até a próxima história! 🤗📖✨

Mariana Stamato – Time Trê de Marketing & Comunicação


A Trê Investindo com Causa estrutura e coordena programas de financiamento e fortalecimento para negócios com causa em parceria com diversas organizações filantrópicas e privadas. A instituição já mobilizou mais de R$ 23 milhões e já beneficiou mais de 80 negócios de impacto positivo.Junte-se a nós nessa jornada por um futuro mais sustentável! Siga-nos no Instagram e LinkedIn, e inscreva-se em nossa newsletter para acompanhar nossas iniciativas e oportunidades de impacto.

Deixe um comentário