Skip to main content

Por Mariana Stamato e Beatriz Girão | Trê Investindo com Causa

É hora de mais um capítulo do ‘Nossas Histórias’!

Você já refletiu sobre o impacto das escolhas alimentares que fazemos e como essas decisões podem ser cruciais para a vida das pessoas e do meio ambiente?

Hoje, vamos compartilhar a história de como a duLocal está transformando eventos em experiências deliciosas e sustentáveis, utilizando uma gastronomia plant-based (à base de plantas) que vai além da simples promoção de uma alimentação justa e saudável. 

Fundada em 2018 com o apoio do Anjos do Brasil, a duLocal começou suas operações em São Carlos (SP) e, em abril de 2019, trouxe sua visão de impacto social e ambiental para a capital paulista. A empresa acredita que a comida tem o poder de moldar uma cadeia de impacto positivo, influenciando não só nossas escolhas individuais, mas também o mundo ao nosso redor.

Roberta Rapuano, CEO da duLocal

“A gente sabe que a forma como consumimos alimentos no geral enquanto sociedade é nociva para o nosso ecossistema e vai nos deixando cada vez mais em débito com a terra. Sempre acreditamos que a alimentação é uma necessidade básica, é um consumo que precisa acontecer, mas podemos mudar as coisas. É uma questão de saudabilidade do ser humano e do planeta como um todo, com todas as formas de vida”, conta Roberta Rapuano, CEO da duLocal.

Essa filosofia orienta todas as atividades da duLocal, que não é apenas uma empresa de catering; é uma força propulsora de mudanças reais. Desde a seleção cuidadosa de ingredientes até a combinação criativa de sabores, a duLocal busca oferecer não apenas uma experiência gastronômica de alta qualidade, mas também um compromisso sólido com práticas ESG. 

Cada etapa do processo, desde a inclusão social até a redução de emissões de CO2, é pensada para maximizar o impacto positivo. Os ingredientes são provenientes da agricultura local, priorizando práticas orgânicas, veganas e familiares, além de destacar o protagonismo feminino, tanto na preparação dos alimentos quanto nos serviços dos eventos.

Com essa abordagem, a duLocal eleva a experiência da alimentação, alinhando-se genuinamente com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Para as empresas que escolhem trabalhar com esse time, isso significa agregar valor e promover um impacto positivo, que ressoa com seus próprios compromissos ESG.

O desafio de manter o sonho vivo

Empreender com impacto positivo traz desafios únicos, e a duLocal tem enfrentado uma jornada árdua para desenvolver um modelo de negócio financeiramente sustentável, sem perder de vista sua missão de causar impacto social e ambiental. No entanto, desde a pandemia, a empresa encontrou apoio em uma comunidade que compartilha esse mesmo sonho.

“A pandemia foi um período extremamente difícil, a gente ainda não tinha sinais muito claros do que ia acontecer, mas rapidamente colocamos uma vaquinha no ar para dar suporte às cozinheiras e aos motoboys que trabalhavam com a gente naquele período. Em três dias, a gente conseguiu R$ 60 mil, e foi um dinheiro que fez milagre, e foi se multiplicando”, revela Roberta. 

Além dessa mobilização comunitária, a duLocal também se beneficiou de empréstimos coletivos intermediados pela Trê em momentos críticos. Segundo Roberta, a experiência de receber o empréstimo coletivo mudou a história da empresa:. “Poderíamos não estar mais aqui hoje, mas, graças a esse apoio, estamos cada vez mais próximos de alcançar um modelo de negócio financeiramente viável”.

Em 2023, com o apoio da Trê, a duLocal implementou mudanças profundas, criando um ambiente de escuta para as cozinheiras impactadas pela pandemia e reestruturando processos e governança. Ao longo de sua trajetória, a duLocal também contou com o suporte constante de investidores, consultores e de uma comunidade dedicada aos negócios de impacto, como a NuTrêmos. Esse novo influxo de capital financeiro, intelectual, social e humano elevou a duLocal a um novo patamar de segurança e prosperidade.

“Nosso desejo é conseguir recompensar todas as pessoas que nos ajudaram com o sucesso da empresa e mostrar que é possível continuar acreditando em negócios de impacto. Desenvolvemos uma nova gestão para salvar a duLocal e honrar essas pessoas, que para a gente é algo super importante”, finaliza Roberta.

Empreender no Brasil já é desafiador, mas quando o objetivo inclui gerar impacto social e ambiental, a jornada se torna ainda mais complexa. A duLocal é um exemplo dessa luta, onde a visão de transformação exige resiliência e parcerias comprometidas. Apesar dos inúmeros obstáculos e do caminho muitas vezes solitário, a determinação em causar impacto positivo faz tudo valer a pena. A história da duLocal prova que, mesmo diante das adversidades, é possível – e necessário – transformar o mundo através de negócios com causas.

Já pensou que escolher a duLocal é proporcionar uma experiência gastronômica única que vai além do paladar, promovendo um futuro mais sustentável e inclusivo? Cada evento surpreende de forma consciente, apoiando as metas ODS 2030 e a agenda ESG. Conheça mais sobre o trabalho da duLocal aqui!

Deixe um comentário